Aconteceu a primeira captação de órgãos para doação em Ilhéus
No dia 12, Ilhéus realizou a primeira captação de órgãos após a implantação do SIADOTT, setor de fortalecimento e apoio à doação de órgãos e tecidos vinculado à Secretaria Municipal de Saúde. A implantação do setor ocorre depois que o vereador Paulo Carqueija (PSD), por meio de um aplicativo, pediu à prefeitura que alterasse a estrutura administrativa da prefeitura e criasse o setor, que se considera intimamente relacionado à população.
De acordo com Carqueija, o governo teve a sensibilidade ao acatar o pedido, e a Casa Legislativa participou deste processo através da Comissão de Legislação e Justiça, da Mesa Diretora e de todos os parlamentares que aprovaram a mudança administrativa. O SIADOTT foi implantado e a enfermeira Ana Aragão foi designada para coordenar o setor. “Ela que é completamente dedicada e capacitada para esta função, vem trabalhando para avançar nas doações de órgãos no município e nesta semana que passou tivemos esta boa notícia”, declarou o parlamentar.
A captação dos órgãos foi realizada no Hospital São José, após ser constatada morte encefálica de um paciente e ser autorizada pela família a doação de múltiplos órgãos: córnea, coração e rins. Para a realização do procedimento, foi necessária uma equipe com dois médicos e uma enfermeira, que veio de Salvador, além de dois enfermeiros e um instrumentista do próprio Hospital São José. “Essa é uma conquista que a nossa comunidade tem que comemorar e reconhecer que iniciativas como essa tiveram o nascimento e apoio da Câmara de Ilhéus”, salientou o vereador.

Deixe um comentário